top of page

Sobre a Exposição Sentido Paisagem

A exposição reúne obras de três artistas que abordam o tema Paisagem e suas correlações com a visualidade e o espaço contemporâneo. Expressões heterogêneas que através da pintura articulam formas de perceber e refletir.

 

Fazem parte da mostra a série Paisagem Mínima de Rubens Zaccharias Jr., composta por quatro pinturas óleo sobre tela que apresentam horizontes que remetem a lugares isolados e distantes. Através das relações indiciais e simbólicas entre gestualidade e os processos mentais, configura-se um espaço instável entre o humano e a natureza, a presença e a transcendência, entre o todo e o nada.

 

Também presentes, dez pinturas técnica mista em papel e tela de Mirla Fernandes que retratam a paisagem urbana e os processos de transformação e degradação do espaço público. Em Repavimentação a artista mescla, através de vários ângulos, planos aproximados de calçadas sobrepostas, camadas que revelam fissuras por onde brota a vegetação que resiste a brutalidade desse processo e ao mesmo tempo são indícios da força e da continuidade da vida.

 

Assim como as pinturas óleo sobre tela de Alexandre Ignácio Alves que apresenta dezessete telas da série Paisagens de Exceção, um registro de espaços imaginários que se relacionam com a ideia de paisagem de exceção - que é quando se instaura uma paisagem que não pertence aquele bioma. As paisagens de exceção inferem novos ciclos que se alojam na paisagem original perfazendo temporalidades diferentes e transformando seus contextos.Dessa maneira, suas pinturas fazem referência a espaços do subconsciente e do sonho.

 

A pertinência do tema Paisagem vem de encontro aos processos de uma profunda degradação da natureza e consequentemente dos espaços público e mental. As três abordagens se referem a essas três referências: natureza, espaço público e espaço subjetivo, configurando visões, conceitos e contextos acerca da presença e da visualidade no mundo contemporâneo traduzidas aqui através da expressão e da experiência artística.

pintura, arte contemporânea, Exposição Em São Paulo

Rubens Zaccharias Jr

curador da exposição

ONDE/QUANDO

De 02/Abril à 01/Maio de 2022

Galeria Mario Schenberg

Alameda Nothmann, 1058 São Paulo

De terças a domingo, das 14h às 19h 

Neste vídeo, Rubens Zaccharias Jr conta sobre o projeto desta exposição que aconteceu em Abril de 2022 na Sala Mário Schenberg/Funarte (São Paulo) 

bottom of page