top of page

pintura, arte contemporânea,exposição em são paulo

Alexandre Ignácio Alves

Vive e trabalha em São Paulo

Topografias (2015-2023)

 

A pintura e o desenho têm se afirmado, nos últimos, como os meus principais campos de interesse. Esta produção tem apresentado amplo repertório e uma considerável variação de soluções estilísticas, refletindo as constantes - por vezes díspares -inquietações que me propulsionam como artista.

 

Esse aspecto cambiante recorrente no trabalho deve, talvez, por um fator de arbitrariedade da linguagem e si e as possibilidades de interpretações desta ambiguidade. Após uma primeira etapa de uma interpretação mais "realista", comecei a elaborar um universo d ifuso, que gravita entre a composição abstrata e a sugestão de uma figuração gerada por formas cuneiformes que agenciam as relações de planaridade e profundidade nessas peças. Estas mesmas formas-figuras preenchem, obsessivamente conjuntos de desenhos em nanquim que acompanham as telas.

 

Essa planaridade avança até uma geometrização ortogonal na série "Campos" na qual as figuras se tornam quadrados e retângulos, chegando a um emposse e ou um limite de uma certa abstração. A partir deste momento outro conceito do verbete entra em cena a " topografia".

 

Os mesmos quadrados e retângulos ganham volumes com pinturas e desenhos feitos a partir da observação de pedaços de recortes de papel colorido amassados. Junto com ele conceitos da geografia, acidentes geográficos: Vales, montanhas, fendas, istmos, etc.

bottom of page